Tecnologia nas Escolas
As novidades tecnológicas não param de surgir, com inovações em produtos, aplicativos, usos possíveis para cada tecnologia, uma verdadeira torrente de mudanças que nos atinge a todo tempo e exige rápida adaptação para que não sejamos atropelados pela modernidade. Na gestão escolar essa realidade assume traços específicos, com novidades providas de características próprias, algumas já tornadas quase obrigatórias como o ensino da robótica em alguns níveis escolares.
Com tantas opções e inovações, o esforço para planejar a aquisição e aplicação de tecnologias nos ambientes de educação tem se tornado cada vez maior e mais complexo. Muitas são as prefeituras que aplicam quantidades significativas de recursos em aquisições tecnológicas, mas nem sempre essas aquisições estão alinhadas com as necessidades das escolas e dos educandos, por vezes, resultando mesmo de uma oferta apresentada por um fornecedor na hora certa.
As tarefas relacionadas à tecnologia possuem uma complexidade singular na gestão educacional e são por isso, uma linha estratégica específica de nosso instituto. É inegável que as tecnologias da informação e computacionais tem uma enorme contribuição ao desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, mas é essencial que os gestores não sejam conduzidos por termos de marketing ou disponibilidade orçamentária quando tomam decisões relacionadas com a aquisição ou implementação de uma tecnologia nos seus ambientes de ensino.
Uma escola ou rede de ensino para ser tecnologicamente avançada precisa passar por etapas prévias, primeiramente compreender que tecnologias são ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem não disputando o protagonismo da oferta educacional com o educador, tampouco o protagonismo do processo de aprendizado com o educando. Além desse entendimento fundamental é preciso que os equipamentos públicos sejam tecnologicamente amigáveis, com uma infraestrutura de rede bem planejada, bons computadores para uso dos professores não somente em sala de aula, mas também nos ambientes privativos dos profissionais, além de outros fatores que são identificados caso a caso.
A atuação do INPAR busca contribuir com uma maior capacidade de implementação de tecnologias nas escolas por meio de parcerias estratégicas que incluem diferentes suportes, tais como:
Cada um desses serviços foi pensado a partir da constatação das necessidades in loco, problemas que não afligem apenas os gestores de educação, mas de diferentes serviços públicos. Por meio das ofertas indicadas acima buscamos contribuir para maior eficiência nos gastos públicos em tecnologia aplicada à educação, além de atuar para a construção de uma educação que realmente prepare nossas crianças e jovens para o futuro, capazes de compreender as tecnologias como instrumentos e meios, não interagindo apenas como usuários ou consumidores.
Para que esse futuro seja viável é essencial que tomemos decisões relacionadas às tecnologias de forma desfetichizada, e que avancemos na construção de instrumentos e meios de mensuração de resultados dos investimentos tecnológicos na educação, ainda não sensibilizados nos principais índices e indicadores amplamente utilizados.
Faz sentido para você? Então clique aqui para entrar em contato e agende uma conversa com nossa equipe.
Avaliação: Resultados e Desafios
Planejamento Educacional
Tecnologia nas Escolas
Capacitações
Escola e Sociedade
Contato
- Rua Marcelino Gomes, 933 Içara/SC - 88820-000
- contato@institutoinpar.org.br