Quem Somos

Quem Somos

A educação pública é um instrumento de promoção e garantia de igualdade entre os sujeitos em uma sociedade. Verdadeiro pilar republicano, um sistema de educação público deve garantir à criança e ao jovem a perspectiva de desenvolvimento pessoal nas esferas intelectual e social, permitindo àqueles oriundos das classes sociais mais baixas, a possibilidade de ascensão econômica por meio de seus estudos e esforços.

É com o objetivo de contribuir com a construção de uma educação que dê conta de tamanho desafio que surgiu o INPAR, formado por uma equipe multidisciplinar agregando conhecimentos em políticas públicas, planejamento educacional, tecnologias, tecnologias nos serviços públicos, financiamento educacional dentre outros, o instituto é presidido pelo economista Rafael Albuquerque Poddixi tendo como vice-presidente o Especialista em Tecnologias Roberto Yukio Uemura, contando com uma qualificada equipe articulada em nossa rede de parceiros e colaboradores.

Nossa atuação, por meio de publicações, análises especializadas e assessorias, é voltada para o desenvolvimento da educação através da racionalização de recursos e esforços, sobretudo relacionados ao emprego adequado de tecnologias e de ferramentas de gestão, focando nos problemas enfrentados pelas equipes de educação em salas de aula e nos espaços de gestão.

A convergência de objetivos por meio de parcerias entre atores afins é um importante instrumento na construção de elevados padrões de qualidade na educação pública.

A tão repetida busca pela qualidade na educação não é mera formalidade, os níveis de qualidade da educação ou níveis de proficiência dos estudantes representam as oportunidades e os limites que são oferecidos ou impostos aos jovens quando da construção de seus futuros. Uma educação com qualidade inferior limita diversos acessos, diminui a capacidade de análise crítica, a capacidade criativa, capacidade disruptiva, e também o acesso a postos de trabalho mais tecnificados, seja pela dificuldade de acesso aos cursos, seja pelas negativas em recrutamentos ou mesmo falta de confiança e perspectiva diante da consciência em relação aos seus níveis de conhecimento e limitações.

Estes limites não obstam apenas o roteiro de vida individual de cada jovem, mas também o desenvolvimento do estado e do país, uma vez que formamos gerações com níveis de conhecimento abaixo daqueles observados nos países mais competitivos em uma economia global cada vez mais conectada.

Os desafios são grandes, mas as soluções existem e começam aqui, em cada município, em cada iniciativa de sucesso. Conte com o Instituto de Planejamento e Análise de Resultados em Educação para a construção do futuro por meio de acertos no presente.

Contato

  • Rua Marcelino Gomes, 933 Içara/SC - 88820-000
  • contato@institutoinpar.org.br