Avaliação: Resultados e Desafios
Todo gestor em educação vive cercado por uma infinidade de dados e informações, uns mais tabulados, outros dispersos, todos eles dividindo atenção e tempo com as várias rotinas e inúmeros imprevistos que, por suas naturezas, vêm sempre à frente dos esforços de análise aprofundada, estudo e inovação.
Poucas são as prefeituras que possuem em sua equipe de gestão educacional um grupo dedicado exclusivamente ao processo de melhora e evolução da rede, se é que há alguma prefeitura com essa condição. Nesse sentido, contar com o apoio especializado externo pode resultar em melhora significativa nas entregas da gestão no que se refere à qualidade no ensino, na homogeneidade interna da rede, na percepção das famílias, entre outros fatores.
Informações corriqueiras como número de matrículas, quando agrupadas e agregadas por região/bairro podem fornecer uma padrão para subsidiar a decisão sobre expansão da rede, e podem ser ainda mais úteis se analisadas em conjunto com outros dados, como por exemplo, o nível de renda médio dos novos estudantes, tempo de deslocamento até a escola e etc.
Informações internas como as orçamentárias ou externas como as fornecidas pelo INEP-MEC ou pelo IBGE são subsídios importantes para tomada de decisão diante dos desafios cada vez mais complexos postos às redes de educação pública.
Expansão da oferta de matrículas, demanda crescente por vagas na educação infantil, implementação do ensino integral em diferentes níveis, padrões de qualidade mais exigentes, aumento do papel da tecnologia no dia a dia das escolas e etc. Estes são apenas alguns dos muitos desafios que podem ser vencidos com a ajuda da análise correta baseada na compreensão dos dados e informações disponíveis ou àquelas mensuráveis com baixo custo.
É importante destacar que identificar esses dados não é suficiente, é necessário também realizar uma correta leitura dos mesmos, inferindo adequadamente diante de cada cenário e problema enfrentado, e analisando-os com base na realidade dos municípios e suas regiões, por isso o INPAR não substitui em nenhuma instância o papel da gestão, trata-se da construção de uma parceria em que os conhecimentos presentes na gestão serão fortalecidos com o know how de nosso Instituto, visando sempre a melhora na qualidade da educação em cada cidade, em cada unidade de ensino.
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