Escola e Sociedade
Como a população da sua cidade avalia a qualidade da educação municipal ou o trabalho dos gestores educacionais quando falamos das escolas frequentadas por seus filhos e netos?
De acordo com a “Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais”, a percepção de familiares de crianças e jovens que frequentam a escola pública é, em geral, positiva, com pais e responsáveis considerando a educação recebida por seus filhos, melhor do que aquelas que receberam.
A qualidade na educação pública é um constante desafio, sendo o principal desde que alcançamos a universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil. Nessa verdadeira corrida contra o atraso, as redes municipais têm se destacado, alcançando melhores avaliações no IDEB quando comparadas com as escolas estaduais, resultado que se reproduz em SC e também no sul catarinense.
Muito dessa melhora vem do aumento dos investimentos em educação, mas não somente. Se os fundos de financiamento da educação e obrigações legais para garantia de gastos mínimos têm um papel nessa mudança, muito também resultou da mudança de perspectiva dos gestores públicos diante da importância da educação em nossa sociedade, resultando em investimentos em capacitação, em inovação, aplicação de diversas tecnologias, modernização da gestão, valorização de profissionais e muito mais.
Como destacamos no início do texto, esse esforço não passa despercebido pela sociedade que aos poucos vai reconhecendo as transformações vivenciadas nas escolas públicas, mas muito dos esforços e resultados construídos ainda passam despercebidos e mudar isso também é um importante instrumento de fortalecimento da educação pública. Divulgar adequadamente os investimentos realizados em cada unidade de ensino ou programa instituído não é apenas uma saudável prática de transparência com recursos públicos, mas também um instrumento de fortalecimento da percepção positiva da sociedade para com a educação pública.
Uma vez que a comunidade perceba que na escola municipal que seu filho frequenta há oportunidades de aprendizado nos mesmo níveis da maioria das escolas particulares, a valorização do ambiente escolar cresce, resultando em maior integração comunitária com as unidades de ensino e engajamento das famílias com a dinâmica das escolas, fatores que influenciam positivamente no aproveitamento dos estudante, além de tornar a escola um espaço admirado pelas comunidades, resultando em menor incidência de depredação ou vandalismo.
Fortalecer a valorização da educação contribui ainda com a valorização dos serviços públicos como um todo, melhorando a relação da população com as instâncias de participação social e com as equipes gestoras.
Por isso, uma estratégia de comunicação e integração da educação com as famílias das crianças e jovens é um importante instrumento de gestão, podendo ser utilizado de diferentes formas, seja na construção de uma visão positiva e realista em relação às escolas, seja para convergir as avaliações positivas em proatividade por meio da participação familiar na vida escolar.
Faz sentido no seu município? Então clique aqui para entrar em contato e vamos, juntos, construir uma estratégia de comunicação que permita que todas as famílias saibam o que tem sido realizado no local onde suas crianças passam uma parcela significativa de seus dias!
Avaliação: Resultados e Desafios
Planejamento Educacional
Tecnologia nas Escolas
Capacitações
Escola e Sociedade
Contato
- Rua Marcelino Gomes, 933 Içara/SC - 88820-000
- contato@institutoinpar.org.br