Planejamento Educacional
Planejamento educacional é uma tarefa extremamente complexa, inclui não somente a manutenção de rotinas com eficiência, mas principalmente a necessidade de promover a evolução da qualidade uma vez que a sociedade sempre demanda melhorias na educação, e com razão. Realizar planejamentos completos exige conhecimento aprofundado de inúmeras áreas do conhecimento, gerais e específicas, que vão dos regramentos de partição do orçamento público até logística aplicada no transporte dos estudantes.
Por essa razão, contar com suporte especializado com certeza amplia a capacidade de acerto na realização do planejamento estratégico anual, plurianual ou de projetos nas gestões municipais.
O planejamento é a conversão da ideia, intenção e vontade em um plano, um projeto, e sua viabilidade somente será exequível quando for realizado considerando os dados corretos, relacionando adequadamente necessidades e disponibilidades, reconhecendo os limites existentes em cada área de forma que as decisões de prioridades possam ser corretamente tomadas.
Um exemplo muito pertinente de tomada de decisão nos dias atuais é a escolha entre implementação do ensino integral no nível fundamental em equilíbrio com a ampliação das vagas no ensino infantil/etapa creche, uma questão que tem um ponto de equilíbrio diferente em cada cidade e território passando pela análise correta da demanda e de metas de resultados na definição das prioridades.
Planejamentos corretamente conduzidos impactam positivamente nos resultados para gestão, para os educandos e para os munícipes como um todo, contribuindo com a elevação da qualidade de vida nas cidades e até ampliando os recursos disponíveis no caixa das prefeituras, como ocorre por exemplo com a partição do ICMS Educacional em Santa Catarina. Em 2022 foi publicada no estado a Lei n. 18.489/2022, que premia os municípios com melhores resultados educacionais por meio da ampliação da participação na divisão do quarto do ICMS (25%) distribuído pelo estado aos municípios, ou seja, planejar adequadamente a educação literalmente dá dinheiro.
Estes são apenas alguns exemplos dos avanços que passam pelo planejamento corretamente conduzido, mas há inúmeros outros como a melhora da percepção dos educandos e familiares sobre a qualidade na rede, melhor uso das tecnologias nas escolas, eficácia na implementação do ensino integral, antecipação da demanda com base na demografia dos territórios entre outros.
Se sua equipe busca melhorar os processos de decisão com base em subsídios sólidos, além de maior assertividade na implementação de novos projetos, equipamentos públicos ou reformulação de fluxos e processos, clique aqui e entre em contato para que juntos possamos planejar o futuro.
Avaliação: Resultados e Desafios
Planejamento Educacional
Tecnologia nas Escolas
Capacitações
Escola e Sociedade
Contato
- Rua Marcelino Gomes, 933 Içara/SC - 88820-000
- contato@institutoinpar.org.br